Dicas de casa>

FacebookYoutube
CONHEÇA NOSSAS
MÍDIAS SOCIAIS

Publicado em 22/05/2013

A escolha do terreno ideal

Por: Giacomo Arquitetura

Residência no Canadá (MU Architecture) – terreno em declive: projeto privilegia a vista existente, integrando-se ap entorno.

Ao pensar no imóvel a se construir, as pessoas logo imaginam a edificação pronta a ser ocupada. Porém, antes do início de um projeto arquitetônico, existe o momento da escolha do terreno ideal para o imóvel dos sonhos. Não é uma tarefa tão simples como parece, e para isso os profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia podem auxiliar neste processo.

Para garantir a escolha certa, o primeiro passo é pensar no melhor local para o tipo de imóvel que se pretende construir: se residencial, comercial, institucional, industrial, etc. Cada tipo de construção requer uma área apropriada no contexto urbano, que se encontra na Lei de Zoneamento Urbano. Um imóvel residencial, por exemplo, deve ser construído em zona residencial determinada pela Prefeitura Municipal. Informação como essa pode ser verificada na Prefeitura local, além de outras informações importantes como: saber se o terreno em vista está regularizado ou com algum tipo de processo judicial pendente.

Comprar um terreno sem conhecê-lo pessoalmente não é aconselhável. Nessa visita pode-se conferir a existência de serviços de infraestrutura básicos como pavimentação das ruas, redes de águas pluviais e esgotos, eletricidade, telefone, etc. A avaliação do entorno é também importante: a distância de alguns tipos de comércio (bancos, farmácias, supermercados, shoppings) e serviços básicos (hospitais, escolas, aeroporto, pontos de ônibus ou metrô), a distância de serviços que geram ruídos ou a reunião de grande número de pessoas (linha férrea, bares, casas noturnas, estádios), a intensidade de tráfego da rua pode, por exemplo, tirar a tranquilidade que se pretende, e a existência de edifícios altos podem interferir na incidência solar do seu terreno.

Objetiva-se com a visita conferir também características físicas do próprio terreno. Analisar a posição do lote com relação à orientação solar, ventos e chuvas, permite um projeto arquitetônico melhor resolvido em condições térmicas. Lotes planos geram menos movimentação de terra, e consequentemente tem um custo menor de construção. Lotes com topografias acentuadas (aclives ou declives) geram maior movimentação de terra (cortes e aterros), a necessidade de muros de arrimo e edificações estruturalmente reforçadas, ou seja, um custo maior de construção. Em contrapartida, surge daí projetos arquitetônicos diferenciados, privilegiando os desníveis existentes e proporcionando vistas especiais com a integração do seu entorno, dependendo da sua localização. 

Além de todos esses pontos, o terreno adequado deve ter dimensões compatíveis quanto ao que se pretende construir. Na Prefeitura Municipal, pode-se encontrar através do Código de Obras e da Lei de Uso e Ocupação do Solo, informações como recuos a serem seguidos e taxas de ocupação do terreno. Dessa forma, pode-se avaliar a área útil do terreno (área permitida de construção naquele local). Lotes de meio de quadra têm recuos obrigatórios diferentes de lotes de esquina, por exemplo.

Com o auxílio de um Engenheiro da área de solos e fundações, pode-se fazer uma análise da qualidade e do tipo de solo a ser construído, através de uma sondagem no terreno. Desta forma, pode-se verificar a existência de pedras, rochas ou inclusive galerias de águas pluviais, onerando o custo inicial da obra, ou até inviabilizando a construção. Um levantamento topográfico pode ser feito com o auxílio de um Agrimensor, com o objetivo de confirmar dimensões exatas do terreno e dados como níveis (da calçada, do terreno, dos vizinhos), locação de árvores, postes, etc., dados importantes para o início do projeto de arquitetura e locação da obra.

Com todas essas informações em mãos, pode-se, portanto ter a segurança de estar fazendo o melhor negócio e garantir o início de um bom projeto arquitetônico. 

 

Créditos: Arq. Talita de Giacomo

Giacomo Arquitetura

Av. Higienópolis, nº 1100 – sala 111 | Londrina | PR | (43) 3323-9294 | www.giacomoarquitetura.com.br | giacomo@giacomoarquitetura.com.br