Dicas de casa>

FacebookYoutube
CONHEÇA NOSSAS
MÍDIAS SOCIAIS

Publicado em 18/06/2013

Mármores e granitos

Por: Agustin Martinez Viñas

Balcão em granito da cozinha gourmet do Vivere Palhano

Mármores e granitos

São rochas naturais que quando são devidamente cortadas e tratadas, podem ser usadas como material de acabamento. Mármore e granitos são os dois principais grupos de rochas ornamentais e apresentam registros de sua utilização a partir do ano 2500 AC. Os egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar a pedra natural em seus monumentos. No Brasil, foram introduzidos ainda na época da colonização pelos portugueses.

Sua aparência é marcante e inconfundível, transmitindo uma sensação de “peso”, sobriedade e solidez. Na construção civil, podem ser usados em pisos, bancadas, divisórias, escadas, revestimento de paredes, fachadas, mobiliário, etc.

 

Principais tipos

Os mármores mais comuns no Brasil são os brancos, absolutos e os travertinos. Já os granitos, apresentam diversas variações de cor, granulação e textura. Entre eles, destacam-se o branco dallas, branco siena , preto são gabriel, marrom café,  preto absoluto, ocre itabira, vermelho coral e cinza corumbá, com diversas faixas de preços.

 

Principais acabamentos

O acabamento pode variar do polido, passando pelo levigado, flameado, jateado e também o apicoado, que apresenta uma superfície rugosa e antiderrapante.

 

Principais cuidados

Mármores e granitos exigem cuidados desde a seleção, aplicação e utilização. Por se tratar de um elemento natural e sujeito a variação de aparência, para uma mesma obra, as chapas devem ser selecionadas, evitando assim, grandes diferenças. Na impossibilidade de uma seleção mais apurada, as peças que não harmonizam com o conjunto devem ser colocadas em locais menos visíveis.

Existem pedras com diferentes resistências e com maior ou menor grau de porosidade, sendo importante fazer uma avaliação do local onde vão ser instaladas e o tipo de utilização. É importante ficar atento às infiltrações nas áreas de aplicação das pedras, assim como é essencial que o assentamento e a produção de peças com mármores e granitos, seja feita por profissionais especializados.

 

Créditos: Agustin Martinez Viñas

Arquiteto – Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFIL (Londrina|PR) e proprietário de escritório de arquitetura e interiores em Londrina|PR. E-mail:agustin_arquiteto@yahoo.com.br