Dicas de casa>

FacebookYoutube
CONHEÇA NOSSAS
MÍDIAS SOCIAIS

Publicado em 13/02/2014

Madeira na medida certa!

Por: Gabrielle Prado

Empreendimento Piazza Di Fiori

O uso da madeira na decoração de interiores é cada vez mais comum, principalmente por ser um material natural e versátil em relação à aplicação e tipologia. A madeira, se bem aplicada, garante a impressão do clássico e do tradicional e transmite ao ambiente a sensação de aconchego e requinte. Ainda, por se tratar de matéria-prima natural, remete à natureza.

A combinação da madeira deve ser cuidadosa para que não haja excessos nas áreas onde ela é implantada.  Além da atenção aos aspectos estéticos, devemos nos atentar para a aplicação técnica da madeira, ou seja, existem especificações corretas para o uso do material para diferentes ambientes. Em áreas molhadas, por exemplo, é importante promover o processo de impermeabilização, uma vez que o material necessita de manutenção e cuidados frequentes por se tratar de matéria natural.

A principal desvantagem da madeira comparada às demais opções disponíveis no mercado atual como o vidro e o espelho, é o seu alto valor.

O material pode ser utilizado em painéis (para destacar regiões importantes, ocultar imperfeições e infraestrutura elétrica), implantado nos móveis (como as mesas de jantar, tampos de balcões e passa pratos), em assoalhos e pisos, em peças isoladas de decoração e até mesmo em propostas de jardins verticais. 

 

 

Créditos: Arq. Gabrielle Prado – Docente do curso de Design de Interiores da UNIFIL – Londrina/PR e Arq. Mel Cansian – Proprietária de Escritório de Arquitetura e Interiores em Londrina/PR – email: melcansian@hotmail.com.