Dicas de casa>

FacebookYoutube
CONHEÇA NOSSAS
MÍDIAS SOCIAIS

Publicado em 24/03/2014

Com a casa pronta e decorada, agora é a hora de escolher os demais utensílios de cozinha

Por: Alessandra Hellbrugge

           A busca por utensílios que facilitem o preparo das refeições é a nova tendência com a rotina atribulada na qual vivemos. Mas o que muitas pessoas não se perguntam é se os utensílios utilizados para o preparo e armazenamento dos alimentos em sua própria casa, estão adequados para produzir alimentos de forma mais saudável, ou seja, que ajudem a manter e melhorar a saúde.

            A composição do utensílio é o primeiro passo para identificar qual a melhor opção para sua cozinha. Os utensílios de madeira que entram em contato com o alimento são potenciais agentes contaminantes, pois possuem ranhuras onde os micro-organismos podem se desenvolver e migrar para os alimentos, portanto, a recomendação é não utilizá-los.

            Na mesma linha, utensílios como tábuas e colheres de plástico apresentam risco de contaminação, uma vez que sofrem desgaste e ranhuras com o decorrer do tempo, podendo assim, desenvolver bactérias. A recomendação é higienizá-los com água, detergente e álcool e deixar de molho em água clorada periodicamente. O ideal é possuir uma tabua para carnes e outra para legumes e verduras. A dica é optar por tábuas de vidro, que são as melhores opções quando o assunto é higiene.

            Pensando na integridade de suas panelas, as colheres e espátulas de silicone são as opções mais apropriadas e práticas na hora de lavar. Uma outra  tendência verificada nos materiais de cozinha, são os utensílios de bambu. Esse material possui uma substância que impede a proliferação bacteriana o que o torna ecologicamente recomendável.

            Para finalizar a lista de compras de utensílios de cozinha, é hora de escolher onde armazenar os alimentos prontos. Os potes de plástico com Bisfenol A (BPA) em sua composição devem ser evitados. Isso porque essa substância é tóxica para o organismo e pode causar câncer. A orientação para diminuir a liberação de substâncias tóxicas para o alimento, caso ainda utilize estes potes, é colocar os alimentos sempre frios e nunca utilizá-los para aquecer em micro-ondas.

           Sempre que possível, opte pelos potes de vidro para armazenar seus alimentos. Eles não liberam substâncias nocivas e ainda são bonitos e práticos na hora de higienizar.

           Utensílios de Inox são considerados inócuos à saúde, ou seja, não causam danos nem benefícios e são encontrados na forma de talheres, conchas e potes para armazenar alimentos, dentre outros. Tenha atenção com panelas de cerâmica, antiaderentes ou qualquer suporte que possa ser riscado pelo atrito de utensílios de inox.

 

Créditos: Nutricionista Alessandra Hellbrugge – CRN10-4040 – alessandra.hellbrugge@uol.com.br